Para salvar uma cópia escolha fazer download, siga link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/0B-I9iYvGpuOuU2RnX0pYZzRNWlE/view?usp=sharing
Begin
A Parábola Jardim do Éden
Escrito por Emmet Fox(1886-1951) em 1938
Escrito originalmente no livro: Alter Your Life
A história de Adão e Eva no Jardim do Éden é a maior de todas as parábolas da Bíblia. É de extrema importância porque explica a real natureza da nossa vida aqui na terra. A parábola nos explica a nós mesmos e como que produzimos as condições em que vivemos. Quando você entender completamente a história Jardim do Éden você terá entendido a natureza humana, e quando você entender natureza humana você terá domínio dela.
Essa parábola está colocada quase no início da Bíblia porque é a estrutura básica na qual todo o conjunto da Bíblia se constrói sobre; e todo o conjunto da Bíblia, até o final de Revelação, assume o entendimento da parábola Jardim do Éden.
Cada um dos personagens principais da Bíblia representa um estado mental que qualquer um de nós pode experienciar; e os eventos que acontecem com os vários personagens ilustram as consequências que iremos ter caso entretermos esses estados mentais, tanto os bons quanto os ruins.
Alguns dos personagens da Bíblia, como Moisés, Elias e Paulo, são figuras históricas. Eles foram homens reais que viveram na terra e fizeram as obras atribuídas a eles; mesmo assim eles representam estados mentais também, e, é claro, eles manifestaram diferentes estados mentais em diferentes fases conforme suas vidas foram se desdobrando.
Outros personagens da Bíblia, como Adão e Eva, o Filho Pródigo, o Bom Samaritano são, é claro, fictícios e nunca tiveram nenhuma existência real, mas também representam estados mentais, e sempre de uma maneira extraordinária e gráfica.
Agora, um estado mental não pode ser visto ou percebido diretamente como pode ser feito com um objeto material. Pode ser demonstrado somente indiretamente, através de uma figura de linguagem, uma alegoria, ou uma parábola, mas, infelizmente, pessoas imprudentes sempre tem a tendência de tomar a alegoria literalmente, no seu valor nominal, assim perdendo o verdadeiro significado, porque está escondido abaixo da alegoria.
Outro problema que acompanha essa atitude é que, sendo que muitas histórias obviamente não podem ser literalmente verdade, essas pessoas sendo incapazes de aceitar a autenticidade da história, procedem e rejeitam a Bíblia por completo tendo-a como uma coleção de falsidades. O fundamentalista, por outro lado, faz violência com seu senso comum ao tentar se fazer acreditar que essas parábolas são literalmente verdade.
Você não consegue pegar um lápis e desenhar uma imagem do medo, por exemplo; mas você pode desenhar um ser humano e descrever terror na sua fisionomia. Você não consegue pegar um pincel e pintar remorso, ou inveja, ou sensações como são. Mas você pode pegar um lápis e desenhar um grande incêndio, e sobre uma alma sendo atormentada em chamas, e então você terá uma excelente descrição de sofrimento. Assim a Bíblia utiliza esse método para transmitir o ensinamento. Utiliza coisas externas e concretas para expressar ideias internas, subjetivas ou abstratas. Como Paulo diz, essas coisas são alegorias.
Adão e Eva
Na história Jardim do Éden muitas pessoas parecem pensar que Eva simboliza a mulher como um sexo e Adão de alguma forma representa o homem como o outro sexo, mas isso é totalmente absurdo. Adão e Eva representam uma única pessoa. Eles representam eu e você e todo outro homem e mulher que existe. Eles representam o ser humano como o conhecemos. Adão significa o corpo e Eva significa a alma ou mente humana, que é consistida do intelecto e da natureza sentimental.
Na Bíblia, a mulher sempre significa a alma. A história diz que Eva comeu uma certa fruta, e que o resultado dessa atitude foi de que ela e Adão foram jogados para fora do Paraíso e foram expostos a todos os sofrimentos e dores de que a natureza humana conhece. Essa é a grande parábola porque estabelece A Grande Lei num só golpe.
O fato é que o corpo não pode experienciar nenhuma coisa que não tenha aparecido antes na mente; e a mente não pode entreter alguma ideia convicta sem que seu efeito venha a se apresentar para o corpo ou personificação.
Então não foi por acaso que a fruta fatal foi primeiro comida por Eva(mente) e não por Adão(corpo). O corpo não pode fazer nada para a alma porque o corpo é efeito e não causa. O corpo é como uma sombra lançada pela mente e a sombra não pode fazer nada com o objeto que a lança.
Nesse ponto você deve notar cuidadosamente que a palavra corpo significa a completa personificação do sujeito e inclui não somente o corpo físico mas também todo o mundo material que o cerca.
A Grande Lei da natureza humana é que tudo que rodeia alguém em qualquer momento é na verdade a expressão externa ou expressão material da sua mente consciente e subconsciente. Estados mentais nunca são resultados de condições externas(apesar de parecerem que são, mas só até analisarmos
a situação mais minuciosamente), mas é sempre a expressão física que é produzida pela estado mental. Eva(mente) pode trazer problemas a Adão(corpo) ou ela pode apresentar a ele perfeita harmonia; mas Adão não pode fazer nada para Eva. Exceto quando a alma(mente) primeiro comer a fruta proibida do medo, raiva, cobiça, ganância, etc., então a personificação será harmoniosa e livre; mas qualquer coisa que a alma(mente) chegar a consumir ou entreter deverá e irá aparecer para o corpo.
Parece haver uma crença popular que diz que foi uma maçã que Eva comeu, mas a Bíblia não sabe nada sobre isso.
Esse é o significado essencial da parábola Jardim do Éden e agora vamos considerar os detalhes em ordem lógica por mais tempo. Todos os detalhes são instrutivos e extremamente importantes. Todos dão uma dica quanto a nossa própria natureza, mas mesmo assim são menos importante que o grande tema central que é: o universo é mental, e é a mente que produz todos os fenômenos.
É claro, Eva(mente) traz tentação a Adão(corpo), e Adão culpa Eva porque, como vimos, nada pode acontecer ao corpo que não tenha antes sido encontrado na alma(mente).
Você pode afirmar que algo aconteceu ao seu corpo que não era do teu conhecimento, mas deve ter havido um pensamento ou equivalente mental na sua mente ou essa coisa não poderia ter acontecido com você. A explicação é que isso estava na parte inconsciente de sua mente e você não chegou a ficar sabendo, mas mesmo assim, estava lá.
“O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.” Genesis 3:23
O origem de todos os nossos problemas é porque acreditamos na realidade do mal e em limitação. É a causa das doenças. É a causa de disputas e conflitos. É a causa da pobreza. Porque quando sabemos a Verdade do Ser ao invés de somente acreditar, não é preciso trabalhar pesado e se esforçar para viver, mas sim o nosso pensamento será criativo e iremos manifestar o que for preciso.
Enquanto isso, porque Eva comeu o fruto proibido--porque a raça humana acredita em limitação--temos que trabalhar duro para viver.
“E a mulher ele disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio a dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará”. Genesis 3:16
Como resultado da queda--a crença em limitação--a alma(mente humana) produz novas ideias com muito esforço e dificuldade. Criações artísticas e novas invenções chegam a raça vagarosamente e com dificuldades. O homem real, espiritual, pode ter o que for preciso a qualquer momento falando a Palavra criativa.
“E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida”. Genesis 3:24
Comer o fruto proibido--acreditar em limitação ou separação de Deus--é a queda do homem e por isso somos expulsos do Paraíso e devemos ser mantidos fora até que a crença seja abandonada. A Lei da Harmonia impede que aquele que mantém uma crença falsa de entrar no Paraíso, não importando de qual direção ele tentar entrar.
O Fruto
O primeiro ponto que devemos nos atentar é quanto a natureza do fruto que Eva comeu. É a fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Repare nisso atentamente.
Que tipo de árvore em específico?
É a árvore do conhecimento do bem e do mal; e esse significado, é claro, é alegórico. Nenhuma árvore desse tipo literalmente cresce na terra. Esse ponto prova sem deixar dúvidas de que a história é uma alegoria e assim deve ser tomada como tal.
Parece haver uma crença de que foi uma maçã que Eva comeu, mas a Bíblia desconhece isso. O que ela comeu foi o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Queda do homem
Como foi que as pessoas puderam tomar essa fantástica alegoria como fato histórico é difícil de descobrir, mas foi isso que aconteceu, e todas as teologias ortodoxas estão fundamentadas sobre uma suposta “queda do homem” causada por literalmente comer a fruta de uma árvore de verdade.
O relato diz:
“E o Senhor Deus lhe deu essa ordem: De toda árvore do jardim comerá livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Genesis 2:16-17
Isso claramente diz que se mantivermos e aceitarmos o conhecimento do bem e do mal, iremos sofrer, isso é dizer, se entretermos pensamentos de ambos os tipos, bons e ruins, dificuldades irão vir pra nós.
O problema está na mistura da fruta. A mistura de pensamentos bons e do mal(negativo) que traz a nossa queda.
Quando as pessoas pensam de forma ruim, a camada mental carnal(ego) sempre fornece algo que justifica uma boa razão para isso.
Quando as pessoas criticam outras, quando elas entretém pensamentos de ressentimento e condenação, quando enchem suas mentes com pensamentos de doença, necessidades, e assim por diante, elas são bastante aptas a inventar boas razões para fazer isso e dessa forma acabam enganando a si mesmas, e comem a fruta misturada.
A lei estabelece que não devemos pensar pensamentos ruins ou pensar erroneamente sob nenhuma circunstância ou iremos sofrer as consequências.
Homem tem livre-arbítrio para escolher pensamentos bons e ruins e ele frequentemente escolhe maus pensamentos, é são esses maus pensamentos que é a “queda do homem”.
Deste modo, a queda do homem acontece o tempo inteiro, sempre que nos permitimos pensar errado. Não é um evento no passado mas algo que acontece constantemente, e deverá ser triunfado por nós ao treinarmos para pensar corretamente todo o tempo.
A serpente
“Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse a mulher: É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
Então a serpente disse a mulher: É certo que não morrereis.” Genesis 3:1-4
A serpente representa a natureza inferior. Ela representa a mente carnal(ego). A mente carnal, uma expressão que devemos a Paulo, é a crença de que estamos separados de Deus, quando a realidade é que somos um com Ele.
Ela(mente ego) é acreditar que coisas internas são subordinadas a coisas externas, ao invés do contrário, ou acreditar que há poder na matéria. Essa crença equivocada é bem conhecida como a “queda do homem”, pois é a causa de todos nossos problemas e dificuldades.
Essa é uma crença bastante sutil. Todos sabemos muito bem como facilmente ela rasteja invadindo o nosso pensamento, sem estarmos conscientes disso.
Aceitamos o ensinamento de Jesus Cristo; achamos que o entendemos; mas mesmo assim nós constantemente nos pegamos esquecendo-o em importantes momentos. Esse erro é, portanto, muito bem representado por uma serpente ou cobra, que com seus movimentos silenciosos e sutis, ataca suas vítimas sem nenhum aviso.
Eles estavam nus
O mundo acha que o modo de lidar com o mal é através de analisar ele, estudar ele, encher nossas mentes com ele, e dessa forma iremos obter algum poder sobre.
“E o Senhor Deus sabe que o dia em que comereis do fruto, então os seus olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecendo bem e mal.” Genesis 3:5
É claro que o oposto é a verdade. A única maneira de triunfar o mal é se recusar a tocar nele mentalmente--ou, se chegamos a conhecê-lo, então devemos desconhecer.
A grande parábola segue em frente e diz que quando o casal comeu essa fruta eles se deram conta que estavam nus e estavam com medo. Assim que deixamos que pensamentos negativos e do mal se instalem em nossas mentes, o medo nos enlaça e dá um aperto e nos sentimos desprotegidos ou “nus” no sentido da parábola, e procuramos algo no mundo material para nos salvar--enquanto a nossa única salvação é se dar conta de que o mal não é real.
Antes de comer o fruto proibido, Adão e Eva não estavam conscientes de estarem desprotegidos ou nus. A parábola segue em frente e explica que durante a brisa do dia eles ouviram a voz de Deus que os desafiava. Isso significa que depois que o dano foi causado, quando incentivamos e aceitamos pensamentos negativos e começamos a sofrer as consequências temos tempo para refletir, então nos voltamos a Deus e pensamos no que ele vai achar ou fazer sobre isso.
O Que é a Sua Personalidade Ego?
Adão e Eva representam o ser humano como o conhecemos. Mas esse não é o ser espiritual verdadeiro que é perfeito e eterno, mas a pessoa que conhecemos aqui nesse plano.
Agora, o que é o ser humano? O que é a sua personalidade humana, por exemplo?
É a sua sincera opinião sobre si mesmo, ou, em termo filosófico, é o seu conceito sobre si mesmo, é isso e nada mais. Você é exatamente aquilo que acredita ser.
Você experiencia aquilo que realmente acredita. Tudo que existe em qualquer fenômeno é a nossa crença de que ele existe.
Não há nenhuma diferença entre uma coisa e o pensamento daquela coisa. Nós frequentemente ouvimos falar que pensamentos são coisas, mas a verdade é que coisas são pensamentos. A partir disso se segue que se você des-pensar(desfazer o pensamento de) alguma coisa ela desaparece.
O mundo em que você vive é o mundo de suas próprias crenças. Você criou ele quando pensou sobre ele, e pode destruí-lo a qualquer momento desfazendo o pensamento. Esse é o significado real da surpreendente afirmação abaixo.
“Do pó você veio, e ao pó retornará”. Genesis 3:19
Novamente, gostaria de impressionar ao leitor para não esquecer a mente subconsciente. A mente subconsciente é aquela parte da mente a qual você não está ciente.
Você pode não estar ciente de que está mantendo um pensamento ou crença, mas mesmo assim isso tem que estar no subconsciente e sendo assim irá afetar sua vida, apesar do fato de você não estar consciente de sua existência. Você provavelmente coletou essa crença na infância.
A importância da oração está no fato de que oração, e somente a oração, redime e reeduca o subconsciente. Crença humana é uma coisa temporária, sempre mudando e voltando ao pó.
A sua natureza espiritual verdadeira entende; a sua natureza humana somente acredita.
Entendimento tem sempre origem na Verdade e sendo assim é permanente. É o “firmamento” em Genesis 1:6. O primeiro capítulo em Genesis lida com o homem espiritual e Verdade eterna. Essa seção, o segundo e terceiro capítulos lidam com o homem como o conhecemos, ou como achamos que o conhecemos, por hora.
“E colocarei inimizade entre ti e a mulher, e entre tua semente e a dela; Ela te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Genesis 3:15
A inimizade entre a alma humana e a serpente é facilmente entendida, e aqui está uma profecia de que a humanidade irá definitivamente triunfar limitação e medo; de que irá ferir a cabeça da serpente.
Até que isso aconteça, a serpente vai continuar criando muitos problemas para o homem. O calcanhar se refere a seja qual for o ponto mais vulnerável--esse pode ser adoração ao dinheiro, tendência a criticar e condenar, pode ser sensualidade, ou qualquer outra coisa. O calcanhar sempre foi um símbolo do ponto fraco do ser humano, pois é o ponto que ele entra em contato com o chão.
O sonho
“Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma de suas costelas e fechou o lugar com carne.
E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
E disse o homem:
Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa(Mulher), porquanto do varão(Homem) foi tomada” Genesis 2:21-23
“E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres vivos” Genesis 3:20
Um sono profundo caiu sobre Adão e não há nenhum trecho na Bíblia mencionando que ele tenha reacordado e, sem dúvida, nossa existência no plano material não é nada mais do que um sonho de limitação, medo e separação de Deus.
“Desperta, ó tu que dormes,
levanta-te de entre os mortos,
e Cristo te iluminará” Efésios 5:14
É muito interessante e significante notar que a palavra mulher significa "um com" ou "parte do" homem, e enfatiza o fato de que mente e corpo são um só--que na verdade o corpo é personificação ou representação corporal da mente.
Muitos filósofos dizem que o corpo é um traje que a mente veste, ou veículo na qual ela trafega, ou como um recipiente que a contém, igual um vaso contém água; mas essas comparações são completamente falsas.
O corpo não é nenhum traje ou recipiente, é a real imagem da alma ou mentalidade. O corpo, se preferir, é uma sombra lançada pela mente, copiando-a em todos os detalhes.
Adão sente intuitivamente que ele e a mulher formam um só, e ele a chama de Eva porque ela é a mãe de tudo que há--a mente é o criador único.
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Genesis 2:24
Na Bíblia, os pais significam o passado, porque é crença comum nas pessoas que nossas condições hoje são resultado de eventos do passado e nesse sentido ontem é pai de hoje.
Quando Jesus disse pro homem não voltar e enterrar o seu pai ele não estava, é claro, dizendo que as obrigações desse evento em vida deveriam ser negligenciadas.
Ele quis dizer que o homem deveria parar de pensar que era limitado por erros do passado. O homem em questão provavelmente estava oprimido por algum remorso ou ressentimento em relação ao passado e estava sendo mantido fora do paraíso por isso.
A lição disso é que o único pensamento que devemos lidar com é o do agora, e que, se curarmos esse, iremos experienciar harmonia; porque ontem não tem nenhum poder sobre hoje, a não ser que pensarmos que tenha.
A experiência hoje é causada somente pelos pensamentos e crenças de hoje, e não pelos pensamentos e eventos ou condições de ontem, apesar das aparências. Você positivamente não está com nenhuma ligação a ontem. Qualquer ligação pode se manter somente através dos pensamentos de hoje.
Altere o pensamento hoje, e as condições hoje devem se alterar para corresponder, porque Adão(corpo) e Eva(mente) são um. Assim como Adão representa o ser humano que é enganado pela serpente, Jesus representa o poder de Cristo que é entendimento da verdade que no fim das contas irá libertar Adão.
Quando sofremos de uma crença falsa, é o reconhecimento da verdade que nos liberta.
FINI
Traduzido por: Alan Rodrigues
e-mail: 3w.alan@gmail.com
emmetfoxtraduzido.blogspot.com.br